quarta-feira, março 05, 2008

Review Nunca Feita Antes #1


Bom, hoje faremos uma análise de uma música popular brasileira da banda de forró Saia Rodada. O nome dá música é "Beber, Cair, Levantar", e trata de um convite para uma aventura pelo Brasil.

Antes de ler a review, recomendamos fortemente que escutem a música através do link abaixo:

Saia Rodada - Beber, Cair, Levantar


A análise


Nessa saga, o personagem principal vê seus problemas resolvidos quando segue uma simples filosofia de vida. Com isso, ele percorre vários locais do País, juntando histórias e amigos. Ele fala da simplicidade das pequenas coisas, como, por exemplo, beber até cair e levantar. Assim, fazendo uma analogia ao modo de vida de toda a parcela da população com grandes dificuldades financeiras, que cada dia da vida é uma luta para agüentar a "bebedeira" (dificuldades, como, por exemplo, racismo), "cair" (humilhações e decepções) e "levantar" (pensar em um amanhã melhor).



A letra da Música, com comentários:


Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar

Comentário:
o personagem faz o seu convite demonstrando que essa vida difícil não precisa mais ser a única saída. Existe esperança para todos e todos podemos ser felizes. Ele afirma que a felicidade está em beber, cair e levantar. Seguidas vezes.

Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar

Comentário: não satisfeito com o primeiro convite, ele fala mais uma vez ao seu ouvinte o seu ardiloso plano.

Cara safado
Cara zueira
Só gosta mesmo é de mulher tranqueira
Mulher direita o cara não quer
Fica com raiva e ate briga com a mulher
Eu já quis me mudar pro meu amor
Mas a cachaça me pegou
E a farra agora é meu lugar
Eu já quis me mudar pro meu amor
Mas a cachaça me pegou
E a farra agora é meu lugar

Comentário: aqui ele descreve como ele é - um homem que gosta de mulheres barraqueiras e problemáticas, e que por fim acaba brigando com elas. Ele procura mulheres com esse perfil por ser um homem com grande dificuldade em aceitar relacionamentos longos e estáveis. Diz que tentou já tal tipo de relacionamento, mas frente à impossibilidade de se adaptar às novas exigências, se entregou ao álcool e virou o conhecido bebum de boteco.

Mas se você quiser me acompanhar
Eu vou te convidar pra ir pra onde?

Comentário: como um homem com forte dependência do álcool, ele já não se importa com sua companhia, sendo assim, aceita – ou obriga – qualquer pessoa para escutar seus problemas.

[Bora, bora]

Comentário: "Bora, Bora" também era grito de ataque japonês na 2ª Grande Guerra.

Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar

Comentário: já embriagado pela cachaça, ele esquece que já havia feito o convite, ele o repete, aumentando, assim, as chances de irritar o seu ouvinte.

Eu já quis me mudar pro meu amor
Mas a cachaça me pegou
E a farra agora é meu lugar
Eu já quis me mudar pro meu amor
Mas a cachaça me pegou
E a farra agora é meu lugar

Comentário:
demonstrando sua embriaguez, ele, como um clássico bebum de boteco, resmunga novamente sobre o seu passado de desilusões amorosas.

Mas se você quiser me acompanhar
Eu vou te convidar pra ir pra onde?

[Bora, bora]

Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Vamos simbora pra um bar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar
Beber, cair, levantar

Comentário: vendo que já está sendo ignorado, ele segue no seu convite até a derradeira coma alcoólica.

Nenhum comentário: