quarta-feira, março 12, 2008

"Caracu é igual mulher - gostosa pura ou turbinada".

Bom, antes de tudo, e sem hipocrisia, verdade seja dito - ESSA frase resume o povo brasileiro*. Pelo menos, a sua mentalidade, aquela simples lógica que rege todo e qualquer raciocínio. A cerveja ai apenas significa a vontade de cada um, aquela vontade incontrolável de alguma coisa, seja certa ou errada. Quando essa vontade pode ser atendida de forma correta, a mulher é gostosa pura. Agora, quando precisamos de artimanhas para atingir nossos objetivos, acabamos por nos valer de caminho mais sombrios, e, desse modo, burlamos o que é uma regra de boa conduta ou dito como correto. Quando tomamos este atalho - o famoso "jeitinho brasileiro" -, acabamos por "turbinar" a realidade, mascarando o real mediante manipulação do que vemos, somos e fazemos.

Então, assim como a Ambev acha dessa cerveja, eu acho que o brasileiro é como a Caracu - seja gostosa pura, ou turbinada, ele sempre acaba fazendo o que quer.


"Mas o malandro para valer, não espalha,
aposentou a navalha, tem mulher e filho e tralha e tal.
Dizem as más línguas que ele até trabalha,
Mora lá longe chacoalha, no trem da central."
- Chico Buarque.



( * ) - Generalização Apressada (Falsa indução): É o oposto do Dicto Simpliciter. Ocorre quando uma regra específica é atribuída ao caso genérico. Ex: "Minha namorada me traiu. Logo, as mulheres tendem à traição." Mas cada um sabe fazer o seu próprio julgamento do que acha certo ou errado.

Nenhum comentário: